Matéria traduzida do site ComicBook | Por Portal TdW
A última década foi conturbada para Star Wars. Como observou Bob Iger, CEO da Disney, em sua autobiografia, “The Ride of a Lifetime“, a Lucasfilm não tinha um plano de desenvolvimento definido quando a Casa do Mickey comprou o estúdio da Disney em 2012. Isso talvez explique, em parte, por que a Lucasfilm teve tanta dificuldade em desenvolver um; os anos seguintes foram repletos de histórias de bastidores conturbados, com inúmeros filmes de Star Wars cancelados – e os que de fato foram lançados, muitas vezes, apesar de problemas sérios.
Em maio de 2025, Tony Gilroy – que assumiu a direção de Rogue One, considerado por muitos o melhor filme de Star Wars da Disney, substituindo Gareth Edwards – descreveu a versão original como “um cadáver sobre a mesa de filmagem”. A situação foi ainda pior para Solo, com Phil Lord e Chris Miller sendo demitidos no final da produção porque os chefões da Lucasfilm não concordavam com a visão deles; as caras refilmagens de Ron Howard quase dobraram os custos de Solo , e o filme não deu lucro. A Lucasfilm se afastou das telonas após o caótico (e mal recebido) A Ascensão Skywalker, de 2019, mas agora parece finalmente ter encontrado o caminho certo. Será?
A Lucasfilm concluiu dois filmes de Star Wars sem nenhum problema.
Em 2023, surgiram relatos de que a Disney teria instruído a Lucasfilm a acelerar a produção dos filmes de Star Wars. Não demorou muito para percebermos que esses relatos eram verdadeiros, pois a Star Wars Celebration 2023 focou mais em anúncios de grandes filmes do que em séries de TV; estamos agora no estágio em que se sabe que apenas uma série de TV live-action de Star Wars está em desenvolvimento. Em vez disso, desde então, a Lucasfilm concluiu com sucesso e sem problemas as filmagens de não um, mas dois novos filmes de Star Wars. Ironicamente, nenhum dos filmes foi anunciado naquele evento da Celebration.
Primeiro vieram The Mandalorian e Grogu , de Jon Favreau, derivados da série de sucesso do Disney+. O projeto foi oficialmente anunciado em janeiro de 2024, com relatos de que a Lucasfilm havia mudado de direção durante a greve dos roteiristas, e muitos ainda especulam que a série foi fortemente adaptada de roteiros não utilizados da quarta temporada de The Mandalorian . As filmagens principais começaram apenas cinco meses depois, em junho daquele ano, e terminaram em dezembro. Favreau é um dos cineastas mais confiáveis de Hollywood e tem um bom relacionamento com a Lucasfilm, o que explica a ausência de conflitos durante todo o processo.
Em seguida veio Star Wars: Starfighter, dirigido por Shawn Levy, amplamente considerado um diretor confiável. Ele iniciou as negociações com a Lucasfilm em novembro de 2022, e o título foi oficialmente anunciado na Star Wars Celebration 2025. As filmagens começaram em agosto deste ano, e Levy confirmou que a produção de Starfighter foi concluída. Isso deixa o misterioso projeto com bastante tempo para cumprir sua data de lançamento prevista para 28 de maio de 2027. Significa também que a Lucasfilm concluiu oficialmente dois novos filmes de Star Wars sem nenhum problema conhecido.

A Lucasfilm aprendeu a confiar nos cineastas.
Há uma clara implicação: a Lucasfilm finalmente descobriu como confiar em seus cineastas. Para ser justo, Jon Favreau e Shawn Levy não são escolhas exatamente radicais; os dois diretores têm um bom relacionamento profissional prévio com a Lucasfilm (Favreau em The Mandalorian e Levy em Star Wars Rebels). Sem dúvida, houve um bom trabalho de pós-produção em The Mandalorian e Grogu, incluindo a gravação das falas do ator Pedro Pascal, e certamente haverá também em Starfighter . Mesmo assim, esses prazos de produção são uma notícia absolutamente fantástica.
Parece que estamos caminhando para a ideia de Star Wars como uma espécie de evento cinematográfico anual, com um filme em produção a cada ano e mais de um ano para a pós-produção. Essa é uma estratégia muito inteligente e que deve se provar eficaz. Não sabemos como The Mandalorian e Grogu se sairão, mas Starfighter está sendo posicionado como parte essencial das comemorações do 50º aniversário de Star Wars, então esperamos que haja uma grande campanha de marketing. Esse filme parece quase um momento de relançamento para toda a franquia, o que é realmente empolgante. Além de Starfighter… quem sabe o que o futuro nos reserva?
Encurte a URL para este post: