Por Daniel Wallace — Agradecimentos Especiais A Enrique Guerrero — Tradução Portal TdW
AVISO! Este artigo contém spoilers significativos para a série Nova Ordem Jedi até o romance, Estrelas por Estrelas, de Troy Denning. Prossiga com cautela se não quiser saber pontos importantes da trama. Este artigo foi retirado na íntegra da edição #57 da Insider Magazine.
Na nossa galáxia, a Nova Ordem Jedi é uma série épica de romances de Star Wars publicada pela Del Rey e Lucas Books. Atualmente em andamento nas livrarias, a saga episódica narra a invasão dos Yuuzhan Vong, uma espécie alienígena extra-galáctica determinada a realizar um genocídio sacrificial. Começando com força total em 1999 com Vetor Primário (que detalhou a morte de Chewbacca), a Nova Ordem Jedi deve englobar aproximadamente vinte romances antes de seu fechamento em 2003.
Na galáxia muito, muito distante, a Nova Ordem Jedi é uma tentativa de Luke Skywalker de reacender as brasas de uma tradição orgulhosa cuja “chama se apagou do universo”. Durante os dias da Velha República, Yoda e Mace Windu supervisionaram uma legião de Cavaleiros e Mestres Jedi, com dez mil membros. Essa “Velha Ordem Jedi” era tanto uma disciplina espiritual quanto uma força policial de fato, resolvendo disputas galácticas com sabres de luz reluzentes, à maneira dos xerifes do Velho Oeste.
No final, esses dez mil Jedi caíram nas maquinações de apenas dois Sith. O Imperador Palpatine caçou a ordem aparentemente invencível até a extinção. Após muitos anos sombrios de governo Imperial, Darth Vader matou o Imperador, foi redimido e se tornou um com a Força. Luke Skywalker então partiu para restaurar a instituição desaparecida em uma galáxia faminta por justiça. Isso é um grande fardo para um ex-cultivador de vinte e poucos anos, mas não foi à toa que o filme se chamou O Retorno de Jedi.
A Academia
Sete anos após a derrota do Imperador em Endor, Luke fundou uma academia de treinamento Jedi na lua selvagem Yavin 4. Yoda já havia lhe dito: “quando eu não mais estiver aqui, você será o último dos Jedi”, e Luke não estava disposto a aceitar isso como sua epitáfio. Seu primeiro grupo de alunos contou com uma dúzia de estudantes.
Após seu treinamento com Ben Kenobi e Yoda, Luke escolheu não seguir o caminho tradicional dos Jedi, mas optou por um curso próprio neste tempo de crise. Em vez de pares estritos de Mestre/Padawan, Luke ensinava grandes turmas de estudantes. Após se formarem Cavaleiros, esses Jedi poderiam então ensinar turmas maiores de novos alunos. Esse método exponencial permitiu que os rangos Jedi se expandissem em apenas quatorze anos, embora vários alunos falhados tivessem caído para o lado sombrio. Quando da invasão dos Yuuzhan Vong, a Nova Ordem Jedi de Luke Skywalker consistia de aproximadamente cem Cavaleiros e Mestres (e uma vintena de jovens Jedi).
“Quando eu não mais estiver aqui, o último dos Jedi você será .” — Yoda
A Invasão
Os Yuuzhan Vong, uma espécie de conquistadores que parecem existir fora da Força, invadiram a galáxia vinte e um anos após a morte do Imperador. A tecnologia da Nova República se revelou ineficaz contra suas criaturas biológicas de guerra, e centenas de mundos capitularam enquanto o inimigo cortava um caminho largo através dos sistemas estelares civilizados.
O ataque alienígena causou uma divisão filosófica nos rangos Jedi, com radicais pregando “combater o fogo com fogo”, enquanto o Mestre Skywalker buscava uma solução não agressiva que preservasse o maior número de vidas. Os Yuuzhan Vong complicaram ainda mais a situação ao oferecerem interromper sua invasão sob a condição de que a Nova República entregasse seus Cavaleiros Jedi. Após simpatizantes do inimigo, os chamados membros da “Brigada da Paz”, guiarem os Yuuzhan Vong até Yavin 4, os poucos Jedi remanescentes evacuaram. Perseguidos por criaturas voxyn caçadoras de Jedi, os membros da Nova Ordem Jedi lutam para reverter a maré de uma guerra que parece estar perdendo.
Até agora, mais de um terço dos membros da Nova Ordem Jedi de Luke Skywalker tiveram aparições pessoais na saga. Muitos deles caíram em batalha contra os invasores. Outros foram traídos pelos cidadãos que juraram proteger, entregues aos Yuuzhan Vong na esperança de que os alienígenas aceitassem o sacrifício Jedi e deixassem a galáxia em paz. A menos que Luke Skywalker consiga reverter o curso da guerra, a Nova Ordem Jedi poderá sofrer o mesmo destino que a antiga.
MESTRES JEDI

Luke Skywalker
Agora na casa dos quarenta, Luke Skywalker não é mais o garoto de fazenda que reclamava de ter que ir à Estação Tosche comprar conversores de potência. Ele trouxe liberdade aos oprimidos, derrubou tiranos despóticos e, com suas próprias mãos, ressuscitou os sistemas de crenças que cercam a Força. Como chefe da Nova Ordem Jedi, Luke carrega mais peso sobre seus ombros do que qualquer outra pessoa na galáxia. Ele é casado com a ex-assassina imperial Mara Jade há vários anos, e os dois recentemente receberam seu primeiro filho, Ben.
Ainda portando o sabre de luz de lâmina verde que usou na batalha climática contra Darth Vader, Luke está preocupado com a impulsividade do Mestre Kyp Durron e outros membros da Ordem. Ele entende as tentações do lado sombrio melhor do que ninguém, mas seus avisos contra raiva, medo e agressão frequentemente caem em ouvidos surdos. Luke continua tentando obter a aprovação do governo para a criação de um novo Conselho Jedi, mas a invasão dos Yuuzhan Vong colocou esses planos em espera.

Mara Jade Skywalker
Primeiramente apresentada na obra Herdeiro do Império, de Timothy Zahn, Mara Jade é uma das personagens mais populares do Universo Expandido. (Uma pesquisa na Insider #38 a classificou em 20º lugar, a melhor posição de uma personagem não cinematográfica.) Uma ex-Mão do Imperador que realizava missões secretas para Palpatine, Mara agora luta ao lado dos bons junto com seu marido, Luke Skywalker.
Ela costuma carregar o sabre de luz azul de Anakin Skywalker, dado a Luke por Obi-Wan Kenobi. No início da invasão dos Yuuzhan Vong, Mara serviu como mentora Jedi de Jaina Solo. Infectada por uma doença debilitante causada por um agente inimigo, Mara lutou para manter o patógeno sob controle, especialmente depois que descobriu sua gravidez. A doença agora está em remissão, e Mara é mãe de um filho, Ben Skywalker. O bebê deu a Mara esperança para o futuro e redobrou sua determinação em derrotar os Yuuzhan Vong antes que não haja mais nada a defender.

Cilghal
Uma Mon Calamari, Cilghal trabalhou como embaixadora antes de se tornar uma das primeiras alunas da academia Jedi de Luke Skywalker. Bondosa e calma, a Mestre Cilghal é famosa por suas habilidades como curandeira. Os leitores talvez se lembrem de Cilghal da Trilogia da Academia Jedi, na qual ela usou a Força para curar Mon Mothma de um veneno molecular. Cilghal usou as mesmas habilidades para aliviar a dor de Mara quando seu sistema imunológico lutou contra uma doença induzida pelos Yuuzhan Vong. A aprendiz de Cilghal, uma pequena Chadra-Fan chamada Tekli, fez sua primeira aparição em Ponto de Equilíbrio.

Kyp Durron
Kyp é um dos primeiros alunos de Luke, apresentado na Trilogia da Academia Jedi, de Kevin J. Anderson, quando Luke ainda tentava criar um centro de aprendizagem Jedi com pouca experiência. Kyp, que era apenas um adolescente na época, agora está na casa dos trinta, um homem mais velho e (na sua própria visão) mais sábio. Ele esteve com o Mestre Skywalker desde o início e acredita que isso lhe dá autoridade para conduzir a Nova Ordem Jedi a adotar uma postura agressiva e proativa contra os invasores alienígenas.
A experiência de Kyp em superar a influência espiritual de um Sith morto o levou a acreditar que o conselho de Yoda estava errado — é possível começar pelo caminho sombrio sem deixar que ele domine o destino. A filosofia de Kyp o tornou popular entre os Jedi mais jovens e pode levar a uma divisão nas fileiras Jedi. Kyp lidera um esquadrão altamente treinado de caças estelares (“A Dúzia de Kyp”) e realiza missões militares renegadas sem a bênção de Luke Skywalker ou da Força de Defesa da Nova República. Seu aprendiz, Miko Reglia, foi o primeiro Jedi a morrer nas mãos dos Yuuzhan Vong.

Ikrit
Yoda uma vez disse a Luke: “tamanho não importa”, e aparentemente esse também era o lema de Ikrit. Primeiramente apresentado na série Cavaleiros Jedi Júnior para leitores jovens, este pequeno Kushiban se assemelhava a um coelho de pele branca. A história de Mestre Ikrit remontava a mais de quatro séculos, aos dias de glória da Velha República (quando Yoda ainda era um jovem de quinhentos anos). Ikrit se sacrificou em Limite da Vitória I: Conquista, quando defendeu a academia Jedi contra os covardes venais da colaboracionista Brigada da Paz.

Kenth Hamner
Kenth Hamner é um dos apenas dois Mestres Jedi que não foram apresentados em uma era anterior da literatura de Star Wars. Aparecendo pela primeira vez em Agentes do Caos II: Eclipse Jedi, Hamner é um coronel aposentado, anteriormente da Força de Defesa da Nova República. Como ex-militar, Hamner é uma ligação invaliosa entre os Jedi e os soldados da Nova República, muitos dos quais veem os “mágicos” portadores da Força como distrações ou renegados. Luke Skywalker valoriza a cabeça fria de Hamner e seu discernimento em questões estratégicas.

Tresina Lobi
Assim como o Coronel Hamner, Tresina Lobi é uma adição recente ao panteão de Star Wars, aparecendo pela primeira vez em Ponto de Equilíbrio. Seu povo, os Chev, é uma espécie quase humana de Vinsoth historicamente oprimida pelos seus vizinhos Chevin de grande porte. Mestre Lobi foi a primeira Chev a demonstrar sensibilidade à Força. Ela treinou a humana Thrynni Vae até a Cavalaria, apenas para saber da brutal morte de sua aprendiz nas mãos de colaboradores inimigos em Duro.

Kam Solusar
Quando jovem, Kam Solusar aprendeu o caminho Jedi sob seu pai, Ranik, que morreu durante a Purgação Jedi. Kam fugiu dos caçadores e depois caiu sob a influência sombria do Imperador renascido. Luke trouxe Kam de volta do lado sombrio, e as suas façanhas foram cobertas na série de quadrinhos Império Sombrio II. No início da era da Nova Ordem Jedi, Solusar e a sua esposa Tionne serviram como mestres conjuntos da academia Jedi em Yavin 4. Quando os Yuuzhan Vong ameaçaram a lua selvagem, o Mestre Solusar evacuou as crianças Jedi antes da chegada de uma força invasora inimiga.

Tam Azur-Jamin
Filho de Daye Azur-Jamin e da não-Jedi Tinian l’att, Tam é um Cavaleiro Jedi na tradição de seu pai. Quando Luke Skywalker perdeu o contato com Daye durante a missão de reconhecimento do Jedi mais velho em Nal Hutta, Tam partiu para investigar o desaparecimento de seu pai.

Eryl Besa•
Apresentada em Estrelas por Estrelas, esta mulher de cabelos ruivos nasceu filha de um corredor espacial e desenvolveu a habilidade da Força de determinar sua localização na galáxia a qualquer momento. Eryl trabalhou com Ulaha Kore para garantir uma voxyn morta para dissecção e mais tarde acompanhou a força-tarefa Jedi enviada atrás das linhas inimigas para Myrkr. Durante o caminho, fez amizade com o Cavaleiro Jedi Raynar Thul, mas sua amizade nascente foi interrompida quando Eryl caiu diante de uma arma inimiga.

Daeshara’cor•
Uma Twi’lek feminina originária de Ryloth, Daeshara’cor era amiga íntima de Octa Ramis. Ambas concordavam com o ponto de vista de Kyp Durron de que os invasores inimigos deveriam ser detidos com violência, mas levaram isso um passo além. Em Rumo Sombrio: Ruína, Daeshara’cor partiu em busca de uma superarma perdida para usar contra os Yuuzhan Vong, contra a vontade de Luke Skywalker.
A Jedi Twi’lek se aproximou tanto do lado sombrio que aprisionou Anakin Solo quando o jovem Jedi se colocou em seu caminho. No final, Daeshara’cor desistiu de sua busca e lutou ao lado de seus colegas Jedi na Batalha de Ithor. Ela foi envenenada por veneno de amphistaff e passou para a Força pouco tempo depois, seu corpo se desmaterializando como o de Yoda.

Dorsk 82•
O octogésimo segundo clone do original Dorsk, este Khommite masculino vinha de uma sociedade onde a conformidade prevalecia acima de tudo. Seu “pai”, Dorsk 81, demonstrou habilidade inesperada na Força e treinou com Luke Skywalker na trilogia da Academia Jedi. Após a morte de Dorsk 81, Dorsk 82 estreou como Jedi na série de quadrinhos Academia Jedi: Leviatã. Ele morreu em Ando em Limite da Vitória I: Conquista, após os nativos Aqualish o traírem para apaziguar os Yuuzhan Vong.

Jovan Drark•
Uma adição recente ao panteão Jedi, Jovan Drark é um Cavaleiro Jedi Rodiano que trabalhou de perto com a guerreira Dathomiriana Tenel Ka. Os dois Jedi foram destacados nos estaleiros de naves da Nova República em Bilbringi durante Ponto de Equilíbrio, usando a Força para ajudar a localizar infiltrados dos Yuuzhan Vong. Jovan Drark mais tarde acompanhou a força-tarefa Jedi enviada a Myrkr, mas perdeu a vida durante a missão.

Eelysa•
Esta humana de Coruscant nasceu após a morte do Imperador em Endor e se tornou uma das alunas da academia Jedi de Luke Skywalker antes dos eventos do romance A Nova Rebelião de 1996. Como Cavaleira Jedi, Eelysa se tornou uma das mais talentosas membros da Ordem, embarcando em missões de longo prazo para os cantos inexplorados da galáxia.
Em Barab I, ela descobriu a Barabel sensível à Força Saba Sebatyne e a treinou como sua aprendiz. Eelysa deixou Barab I quando a poderosa Aliança da Diversidade anti-humana se tornou uma ameaça muito grande, mas Saba Sebatyne passou seus ensinamentos para outros Barabel sensíveis à Força. Durante os eventos de Estrelas por Estrelas, Eelysa caiu diante de uma voxyn inimiga enquanto realizava uma missão secreta em Corellia.

Cheklev
Um Devaroniano, Hivrekh’wao’Cheklev é mencionado brevemente em Estrelas por Estrelas. Ele foi um dos primeiros Cavaleiros Jedi a experimentar a traição durante a guerra quando seus confederados em Devaron tentaram vendê-lo aos Yuuzhan Vong. Cheklev eventualmente encontrou seu caminho de volta para a segurança de seus pares Jedi através da rota subterrânea “grande rio”.

Keyan Farlander
Apresentado em 1993 como o personagem principal do simulador clássico de combate espacial da LucasArts, X-Wing, Keyan Farlander sempre foi apontado pelos fãs de trivia como o piloto do caça Y-wing que foge da Estrela da Morte explodindo no final de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. A sensibilidade de Farlander à Força o ajudou a sobreviver às batalhas de Hoth e Endor, e agora ele trabalha com Luke Skywalker como instrutor de pilotos Jedi.

Swilja Fenn•
Assim como Daeshara’cor, Swilja Fenn era uma Twi’lek que atingiu o posto de Cavaleiro Jedi na Nova Ordem Jedi. Em Limite da Vitória I: Conquista, os colaboradores inimigos da Brigada da Paz a capturaram em Cujicor e a entregaram aos Yuuzhan Vong. Acredita-se que ela tenha morrido nas mãos de Mestre da Guerra Tsavong Lah.

Corran Horn
Este ex-detetive da CorSec e ex-piloto do Esquadrão Rogue X-wing é o popular protagonista dos livros X-Wing de Michael Stackpole, bem como do romance “autobiográfico” em primeira pessoa Eu, Jedi. Na duologia Rumo Sombrio da Nova Ordem Jedi, Corran Horn e o Cavaleiro Ganner Rhysode lutaram contra vários Yuuzhan Vong em Bimmiel. A vitória de Corran sobre os guerreiros lhe rendeu a inimizade do comandante inimigo Shedao Shai.
Os dois eventualmente se enfrentaram em um duelo um a um pelo planeta Ithor. Embora Corran tenha vencido, os Yuuzhan Vong destruíram Ithor do mesmo jeito. O público culpou os Jedi pelo fiasco, e Corran se ofereceu como bode expiatório, entrando em exílio autoimposto para se distanciar de Luke Skywalker e dos outros Jedi. Um ano depois, ele retornou ao serviço ativo e ajudou Anakin Solo e Tahiri Veila a frustrar uma missão inimiga para Yag’Dhul. Os dois filhos de Corran, Valin e Jysella, são aprendizes Jedi.

Seyyerin Itoklo
Este Etti quase-humano de Etti IV sofreu as consequências do decreto do Mestre de Guerra inimigo de que todos os Jedi fossem entregues aos Yuuzhan Vong. Em Limite da Vitória I: Conquista, Kyp Durron menciona o Cavaleiro Jedi Seyyerin Itoklo em uma lista dos caídos.

Miko Reglia•
Miko Reglia recebeu um aprendizado especial com Kyp Durron e foi promovido a Cavaleiro Jedi pouco antes dos eventos de Vetor Primário. Ele foi ligado romanticamente à Jedi Octa Ramis e se juntou ao esquadrão de caças de Kyp Durron – os “Doze e Dois Vingadores” – em missões anti-contrabando por toda a Periferia. Em uma dessas incursões, os invasores Yuuzhan Vong dizimaram os Vingadores, capturando Miko e quebrando-o psicologicamente em uma prisão de gelo em Helska 4. Miko Reglia morreu em uma tentativa de fuga.

Ganner Rhysode
Extremamente narcisista, Ganner Rhysode fez sua estreia como rival de Corran Horn em Rumo Sombrio I: Ofensiva. Ganner prefere roupas chamativas, azuis e negras, que destacam sua musculosa figura. Ele possui habilidades telecinéticas poderosas e carrega um sabre de luz de lâmina amarela. Emparelhado com Corran em uma missão para Garqi, Ganner entrou em conflito com seu colega Jedi devido ao estilo oposto de cada um – um ostentoso, o outro mais formal.
No final, Ganner salvou a vida de Corran e o acompanhou até Garqi, onde ele sofreu uma cicatriz no rosto que desfigurou suas feições de galã. A experiência ensinou-lhe o valor da humildade, embora Ganner ainda lute com seu ego inato. Mais tarde, ele se uniu a Kyp Durron em uma missão fracassada para resgatar Wurth Skidder da cativeiro inimigo. Como o membro mais velho da força-tarefa Jedi enviada atrás das linhas inimigas para infiltrar Myrkr, Ganner parecia ser o líder do grupo, mas delegou todas as decisões de comando para o jovem Anakin Solo.

Saba Sebatyne
Apresentada em Estrelas por Estrelas, esta Barabel feminina de Barab I foi treinada por meio de um aprendizado não convencional com a Cavaleira Jedi Eelysa e, portanto, tecnicamente não faz parte dos 100 Jedi na Ordem de Luke Skywalker. Saba treinou outros na Força, incluindo seus descendentes Barabel, Tesar Sebatyne, Bela Hara e Krasov Hara, e atraiu seguidores sensíveis à Força, como Drif Lij, um Arcona chamado Izal Waz, e Wonetun, um Brubb masculino. O esquadrão de caças “Cavaleiros Selvagens” de Saba rivaliza com os “Dúzia” de Kyp em suas explorações ousadas. Durante os eventos de Estrelas por Estrelas, os seguidores de Saba, Drif Lij, Bela Hara e Krasov Hara, perderam as suas vidas.

Wurth Skidder•
Anteriormente um seguidor arrogante da filosofia de Kyp Durron, Wurth Skidder entrou em conflito com Leia Organa Solo no início de Vetor Primário devido à sua interferência acidental nas negociações diplomáticas dela em Rhommamool. Skidder lutou na Batalha de Ithor e, em seguida, se deixou capturar pelos Yuuzhan Vong em Gyndine. Colocado a bordo de uma nave de guerra inimiga que transportava um yammosk coordenador de batalhas, Skidder se fez passar por um prisioneiro comum até que seu status como Cavaleiro Jedi fosse revelado. Uma missão de resgate liderada por Kyp Durron falhou em libertá-lo e Skidder morreu a bordo da nave yammosk.

Anakin Solo•
O mais jovem dos três filhos Solo, Anakin Solo foi, aos olhos de alguns, o herdeiro de Luke Skywalker para se tornar o próximo líder da Nova Ordem Jedi. O nascimento de Anakin aconteceu na série de quadrinhos Império Sombrio II, e nos anos seguintes, ele se tornou um jovem confiante com uma conexão profunda e quase inconsciente com a Força. Na adolescência, Anakin via a Força como uma ferramenta, assim como seu sabre de luz de lâmina violeta. Sua abordagem pragmática – o oposto espiritual de seu irmão Jacen – o tornava vulnerável à agressividade pregada por Kyp Durron.
Em Vetor Primário, Anakin se culpou pela morte de Chewbacca e deixou que a culpa afetasse suas ações. Quando mais tarde debatedeu se deveria disparar a superarma da Estação Centerpoint contra o inimigo, sua hesitação desencadeou um desastre para a frota da Nova República. Anakin se tornou um herói em Limite da Vitória I: Conquista, adquirindo uma nova compreensão dos Yuuzhan Vong ao se aliar a um guerreiro inimigo. Em Estrelas por Estrelas, Anakin liderou a missão Jedi de 17 membros para infiltrar uma nave-mundo inimiga em Myrkr, onde morreu heroicamente em combate.

Jacen Solo
Filho mais velho de Han Solo e Leia Organa Solo, Jacen Solo desempenhou um papel importante na literatura de Star Wars desde que ele e sua irmã gêmea Jaina nasceram em O Último Comando de 1993. A invasão dos Yuuzhan Vong jogou Jacen em um dilema moral. Em sua compreensão crescente das habilidades Jedi, ele passou a acreditar que a Força nunca deveria ser usada como arma ou ferramenta.
À medida que a guerra avançava, Jacen se tornou um pacifista, afastando-se da Força na esperança de obter mais esclarecimento. Antes da Batalha de Duro, ele até rejeitou o uso de seu sabre de luz de lâmina verde. Quando Tsavong Lah ameaçou a vida de sua mãe, Jacen relutantemente recorreu à Força e derrotou o Mestre de Guerra inimigo. Ele ainda busca equilíbrio e significado espiritual, enquanto Tsavong Lah está determinado a sacrificar Jacen para os deuses. Após a missão decisiva em Myrkr em Estrelas por Estrelas, Jacen foi capturado pelas tropas inimigas.

Jaina Solo
A adolescente Jaina Solo assumiu um papel de destaque na série Young Jedi Knights, derrotando ameaças à Nova República com seu sabre de luz violeta brilhante. Ela é uma excelente piloto e sabe como manusear uma caixa de ferramentas, demonstrando que o sangue Solo corre forte em suas veias. Jaina frequentemente entra em conflito com sua mãe, e ela iniciou um aprendizado com Mara Jade Skywalker antes dos eventos de Vetor Primário. Jaina tem sido mais agressiva do que seus irmãos no combate à ameaça dos Yuuzhan Vong.
Em Rumo Sombrio II: Ruína, Jaina aceitou uma posição como piloto de X-wing no Esquadrão Rogue, mas sofreu cegueira temporária enquanto lutava contra o inimigo em Kalarba. Ela se recuperou em Duro, mas não retornou imediatamente ao esquadrão devido ao decreto dos Yuuzhan Vong de que todos os Jedi seriam entregues em sua custódia. Jag Fel, filho do lendário ás de TIE, Baron Soontir Fel, demonstrou um interesse romântico crescente por Jaina Solo. A morte de seu irmão Anakin em Estrelas por Estrelas a aproximou perigosamente do lado sombrio.

Tekli
Aluna de Mestre Cilghal, esta Chadra-Fan feminina tem apenas uma sensibilidade limitada à Força, mas ainda assim conseguiu atingir o posto de Cavaleira Jedi. Como todos os membros de sua espécie, ela é pequena para os padrões humanos e possui um olfato sensível capaz de distinguir milhares de odores. Tekli aparece brevemente em Ponto de Equilíbrio, apontando Luke Skywalker na direção de um infiltrador dos Yuuzhan Vong escondido na cidade subterrânea de Coruscant. Em Estrelas por Estrelas, Tekli mostrou suas habilidades como curandeira ao atuar como a médica da força Jedi de infiltração de Anakin Solo.

Raynar Thul
Apresentado na série Young Jedi Knights, Raynar Thul é o rico herdeiro da frota mercante Thul, originária de Alderaan. Durante seu treinamento na academia, Raynar desenvolveu uma reputação de arrogante e mimado, uma imagem que ele abandonou após ver seu pai morrer em combate contra a Diversidade Aliança. Na atual era da invasão dos Yuuzhan Vong, Raynar é considerado um dos Cavaleiros Jedi mais corajosos, e lutou com distinção, sendo ferido a bordo da nave-mundo Myrkr em Estrelas por Estrelas.

Kirana Ti
Em The Courtship of Princess Leia, os leitores conhecem as bruxas de Dathomir, uma tribo de feiticeiras sensíveis à Força de um planeta primitivo. Kirana Ti era uma das bruxas menos proeminentes do romance, mas ela se tornou uma das primeiras alunas na academia Jedi de Luke Skywalker. Agora uma Cavaleira Jedi, Kirana Ti usa suas habilidades Jedi e seu conhecimento da “magia” dathomiriana para combater a invasão dos Yuuzhan Vong.

Tionne
A Cavaleira Jedi conhecida como Tionne se juntou à turma inaugural da academia Jedi depois que Luke Skywalker a descobriu a bordo do antigo posto espacial Exis Station. Sua paixão é a história Jedi, a qual ela transmite por meio de baladas líricas. Suas habilidades na Força nunca foram muito fortes, mas Tionne se revelou uma instrutora capaz para os estudantes mais jovens. Eventualmente, ela se casou com o Jedi Kam Solusar, e os dois se tornaram co-administradores da academia na era da Nova Ordem Jedi. Tionne aparece em Limite da Vitória I: Conquista, ajudando a evacuar as crianças da academia diante da ameaça de uma força de invasão dos Yuuzhan Vong.

Thrynni Vae
Thrynni Vae, uma Cavaleira Jedi humana, aprendeu o caminho Jedi sob a tutela direta de Mestre Tresina Lobi. Antes dos eventos de Ponto de Equilíbrio, Thrynni Vae foi a Duro investigar uma possível colaboração inimiga com a CorDuro Shipping. Quando Vae se aproximou demais da verdade, oficiais da CorDuro mandaram que ela fosse espancada até a morte por capangas Gamorreanos, e depois jogaram seu corpo para fora de uma eclusa.

Zekk
Em Jovens Cavaleiros Jedi: Os Perdidos, Zekk foi introduzido como um delinquente juvenil que habitava a cidade subterrânea decadente de Coruscant. Ao longo da série, ele se tornou um Jedi sombrio, depois um caçador de recompensas, antes de se juntar à academia Jedi de Luke Skywalker como trainee. Na época da série Nova Ordem Jedi, Zekk já é um Cavaleiro Jedi completo. Ele lutou valentemente em Myrkr em Estrelas por Estrelas, mas, apesar do desgosto por seu passado no lado sombrio, ele pode ainda ser suscetível à filosofia agressiva de Kyp Durron.
JEDI APRENDIZ

Jysella Horn
Filha de Corran Horn e Mirax Terrik, Jysella Horn ainda é muito jovem. Levará muitos anos até que ela se forme como Cavaleira Jedi.

Valin Horn
Filho mais velho de Corran Horn, Valin tinha onze anos no início da invasão dos Yuuzhan Vong. Ele aparece brevemente em Rumo Sombrio I: Ofensiva, usando a Força de maneira travessa para cobrir Ganner Rhysode com um enxame de insetos garnant. Quando os Yuuzhan Vong ameaçaram a academia de Yavin 4 em Limite da Vitória I: Conquista, Valin ajudou Anakin Solo, Tahiri e Sannah a distrair as forças de vanguarda da Peace Brigade.

Sannah
Sannah é uma Melodie, parecida com uma sereia, de Yavin 8. Como ela ainda está em sua fase infantil, Sannah se parece com uma garota humana. Na série Junior Jedi Knights, Anakin Solo e Tahiri levaram Sannah para Yavin 4 para treinamento na academia Jedi de Luke Skywalker. Sannah ajudou Anakin, Tahiri e Valin Horn em Limite da Vitória I: Conquista na evacuação da academia Jedi.

Tahiri Veila
Embora seja humana, Tahiri foi criada pelos Tusken Raiders em Tatooine após a morte de seus pais colonos. Tionne a levou para a academia Jedi em Yavin 4, onde ela fez amizade com Anakin Solo na série Junior Jedi Knights. Ainda na adolescência, Tahiri é uma jovem amigável e de espírito livre, que prefere andar descalça. Em Limite da Vitória I: Conquista, Tahiri foi capturada por modeladores Yuuzhan Vong em Yavin 4 e torturada até acreditar que era uma deles.
Anakin a resgatou, e os dois formaram uma parceria em uma missão para Yag’Dhul. Tahiri e Anakin desenvolveram uma conexão profunda que vai muito além da amizade. Tahiri ainda carrega cicatrizes faciais causadas pelos Yuuzhan Vong, além de memórias implantadas de sua cultura e língua. Sua compreensão inconsciente do inimigo permite que ela opere facilmente equipamentos capturados, tornando-a uma membro inestimável da equipe de infiltração Jedi de Anakin Solo em Estrelas por Estrelas.
E você?
- Como você acha que a diversidade de personalidades e habilidades dos Cavaleiros Jedi, como a de Kyp Durron, Corran Horn e Anakin Solo, influencia a dinâmica da Nova Ordem Jedi e seu combate contra os Yuuzhan Vong?
- Qual a importância do papel de personagens como Jaina Solo e Jacen Solo na busca de equilíbrio entre a Força e as tentativas de preservar a paz durante a invasão dos Yuuzhan Vong em Star Wars?
- Como você acredita que os Jedi podem evoluir, levando em conta o impacto das escolhas difíceis enfrentadas durante a guerra e o dilema entre seguir a tradição ou adotar novas abordagens, como visto em figuras como Raynar Thul e Kyp Durron?
Deixe seu comentário abaixo! Não esqueça de seguir o Portal TdW nas redes sociais para mais análises, resenhas e novidades sobre o universo de Star Wars!
Encurte a URL para este post: